Passa já da hora o vosso despertar espiritual . . . Saiba que a tua verdadeira pátria é no mundo espiritual . . . Teu objetivo aqui é adquirir luzes e bênçãos para que possas iluminar teus caminhos quando deixares esta dimensão, ascender e não ficar em trevas neste mundo de ilusão . . .   Muita Paz Saúde Luz e Amor . . . meu irmão . . . minha irmã

quarta-feira, 30 de abril de 2014

CAPÍTULO XIV – Livro: Vida de Jesus ditada por Ele Mesmo Continuava Jesus com seus sermões, alheios a toda a ortodoxia, aumentando o ódio e o desejo de o perder, por parte de seus inimigos. Ele desafiava-os afinal e denunciava-os perante o mundo por todas as suas maldades, falsidades e prevaricações, pondo Deus como Juiz e testemunho de suas acusações.



Irmãos meus, o limite que fixei para este trabalho não me obrigará ao silêncio, se algum de vós tiver o desejo de maiores esclarecimentos ou de uma nova confirmação dos fatos que vos tenho referido. Em segundo lugar, o curso dos acontecimentos até o final deste livro me dará motivos para numerosas digressões com respeito ao assunto que nele se desenvolve. Nós limparemos o caminho e aplanaremos o terreno; semearemos por Deus.

Edificaremos a casa de nossos filhos na luz e acumularemos riquezas para eles, derramando tesouros divinos sobre as riquezas humanas. Revelemo-nos tanto pela simplicidade de nosso estilo, como pelo ardor de nosso amor.

Expliquemos nossa defesa diante dos homens que nos acusam, nossa força diante dos que nos negam, nossa afetuosa piedade ante os que deformam nossa personalidade. Digamos-lhes a todos, infelizes ou culpados, ignorantes ou malvados:

“Aproximai-vos, amigos meus, dar-vos-ei a felicidade de crer em Deus nosso Pai, princípio e adorável fim da criação, aliança e movimento das invisíveis harmonias e incomensuráveis grandezas do Universo.

“Demonstrar-vos-ei a superioridade gradual e a afinidade dos espíritos entre eles, a diversidade dos elementos e a superioridade absoluta da direção dos  globos planetários, dos fosforescentes astros errantes, das   reconstituições luminosas, do decrescimento e da regeneração dos mundos.

“Ensinar-vos-ei a vida espiritual na matéria e fora da matéria, contar-vos-ei minhas dúvidas, minhas esperanças, minhas faltas, minha gloriosa coroação, o martírio de minha alma, o triunfo de meu espírito, as lutas de minha natureza carnal com as aspirações do meu pensamento, a tendência humana ardendo em meu coração completamente cheio de desejos de uma pureza imortal. Descrever-vos-ei a Jesus como o mais adiantado dos Messias vindos à Terra e farei resplandecer a casa de Deus, livre de toda a superstição filha das criaturas; conduzir-vos-ei ao sentimento do dever e vos convencerei  da felicidade que espera aos fortes, humildes e religiosos observadores das leis de Deus.

“Ao ouvir minha voz sereis consolados, vós que chorais, e caminhai sob minha terna proteção, ó vós que gemeis no isolamento e na ingratidão, no abandono e na injustiça, no esgotamento das forças físicas e na amarga sensação da lembrança e do remorso! Eu quero minar toda a crença no maravilhoso; fazendo-me conhecer tal qual sou e afirmando a graça como um efeito da justiça divina”.

A graça é o benefício da força; a força resulta do progresso do espírito e todos os espíritos se elevam por meio das provas da vida carnal, quando compreendem seus ensinamentos.

Jesus, desde a felicidade espiritual para a qual o conduziram os opróbrios humanos, teve que preparar seus direitos a uma glória cada vez mais luminosa, e assim sucederá a todos os que chegam ao desenvolvimento das forças por intermédio da vontade.

Neste capítulo, irmãos meus, teremos que expor a doutrina pura de Jesus, fazendo notar as manchas impressas nesta doutrina pelos sucessores de Jesus e pelo próprio Jesus em sua última estada em Jerusalém.

Rodeado em Betânia de seus amigos mais queridos, Jesus não lhes abriu bastante o caminho do porvir mediante um amplo desenvolvimento de sua doutrina e em Jerusalém cometeu o erro de não se proclamar o fundador de uma nova religião. Jesus tinha que repudiar toda a coesão com o povo judeu e morrer afirmando sua fé sobre outros princípios, que não eram os da lei mosaica.

As palavras de sentido ambíguo, as palavras desprovidas de elevação, porque derivavam da vida exata e regular de povos laboriosos, os discursos obscuros, a sublime teoria da igualdade, da fraternidade, da liberdade individual, que parecia até então urdida com pouca habilidade, e a organização viciosa e incorrigível da sociedade humana, tudo tinha que desaparecer e iluminar-se em meio dos últimos preparativos da separação. Ai de mim! Deus foi testemunha das dores de minha alma, dos arrependimentos de meu espírito; mas ele consolou a minha alma com sua força e reservou para meu espírito o encargo de um perfeito cumprimento. — Regozijo-me das trevas ao sair das deslumbradoras luzes! — Quero desafiar o desmentido brutal depois de haver deixado os eflúvios do amor independente e generoso, entrego-me à humanidade terrestre para despedaçar suas cadeias e mostrar-lhe seu Criador!

Coloquemos debaixo de nossos olhos as semelhanças que existem entre a época das provas humilhantes de Jesus e os tempos de espantosas e convulsivas torturas do estado social. A desconfiança do povo de Jerusalém apoiava-se nas provas que se lhe davam a respeito de minhas contradições. Minha firmeza em rechaçar toda a participação nos fatos milagrosos que se me
haviam atribuído, influiu ainda mais para aumentar a desconfiança do povo. — Por que, repetia o povo, permitiu ele que o apresentassem como um curador inspirado, quando afirma agora não haver curado ninguém de um modo sobrenatural?

José e Andréia atribuíam-se a honra, por troça, de serem os filhos de Deus; Maria, minha mãe, parecia oprimida pela vergonha e o desgosto; as mulheres que me acompanhavam tremiam, escudando-me com seus corpos, e meus novos amigos interpunham-se entre a multidão irreverente e meus discípulos de Galiléia. Tais foram os preliminares de uma justiça que se fez forte com o grande nome de Deus, para ir contra o seu Messias e contra os interesses de seu povo, para abater o defensor do povo.

Hoje, irmãos meus, a doutrina de Jesus, mal compreendida no princípio, tanto pela natural fraqueza de Jesus, como por efeito de seus mais zelosos defensores, A DOUTRINA DE JESUS, REPITO, É MAL CONHECIDA ATÉ O PONTO DE QUE JESUS É UM DEUS PARA ALGUNS, UM LOUCO PARA OUTROS E UM MITO PARA OS DEMAIS. Os homens que se julgam capazes de dirigir a Humanidade discutem o poder soberano ou não falam dele jamais; os de espírito mais independente se inutilizam nas orgias, ou dão demonstrações de si com ações miseráveis; os menos irreligiosos sustentam todas as instituições em opróbrios ao Deus de amor e de paz; e a NEGAÇÃO DE MINHA PRESENÇA AQUI DESCANSA NA PRETENDIDA IMPOSSIBILIDADE DAS RELAÇÕES ESPIRITUAIS.

Neste dédalo de negras heresias, de desprezíveis defecções, de absurdos erros, domina, como nos dias da revolta do povo de Jerusalém contra Jesus, o louco orgulho das paixões inconscientes e o desafio de delinqüentes concupiscências. Jesus, preparado para a luta e profundamente convencido de sua missão divina fazia depender demasiado sua coragem, da coragem dos que ele amava, e a idéia democrática bebida por ele em um sentimento religioso exaltado, porém sensato, não se levantava o suficiente acima das alegrias do coração. A ingratidão, o abandono, a calúnia encheram a alma de Jesus de uma altaneira compaixão e selaram seus lábios quando justamente houvera sido da maior habilidade o anunciar a religião universal a todos os povos da Terra

Neste momento Jesus olha para a Humanidade, presa toda ela, parte ao ateísmo e parte à superstição, e por mais que ele se sinta tão maltratado pelos céticos quanto pelos relaxados e pelos hipócritas, permanece impassível no poder da idéia, na força da ação, as quais não estão já sujeitas às fraquezas da natureza humana. O amor torna-se uma força de entidade espiritual, e se do ensinamento prático de sua vida de abnegação, Jesus não pôde alcançar as honras populares com que contava, nem por isso resulta menor o doce apoio dos pobres e dos humildes, o juiz severo dos prevaricadores e dos conquistadores.

Ditemos as principais passagens das últimas predicações de Jesus e tiraremos em conseqüência que as falsas avaliações provêm sobretudo das omissões e das referências apócrifas.

Quando ele quis dar testemunho de seu prestígio de filho de Deus em Jerusalém, pronunciou estas palavras:

“Eu sou aquele que meu pai enviou para dar-vos sua lei; quem  quiser me seguir verá Deus. Eu caminho pela estrada da verdade e a luz resplandece em mim.

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis. Isto quer dizer que Deus é uma ciência e que responde aos que  trabalham.

“Estudai a origem dos males e as dos benefícios e reconhecereis  a   justiça de Deus.

“Afastai-vos do orgulho e dos tumultos da Terra para interrogar a  Deus e ouvir o que vos responderá.

“Eu sou o filho de Deus, porém esta honra foi merecida por mim e  vos digo: Todos os homens de boa vontade podem chegar a ser filhos de Deus.

                   “Não me pergunteis aonde vou nem de onde venho.

“Somente meu Pai conhece meu porvir, e meu passado   permanece oculto para mim, enquanto o pó que envolve meu espírito se mistura com o pó dos mortos.

“Destruí em vós o homem velho e deixai falar o homem novo.  Enquanto existir em vós algo do homem velho, as paixões serão mais fortes e o vento soprará sobre vossos projetos.

“Humilhai-vos diante de Deus e não procureis o domínio entre os  homens.

“Arremessai para longe de vós as cousas inúteis e cumpri a lei do  amor.

“Diminuí vossos gastos, para então socorrer os pobres; o que tudo  tenha dado aos pobres será rico na presença de Deus.

“Levantai longe daqui vossa vivenda; posto que, vos digo, o  homem é viajante sobre a Terra. Sua família espera-o; sua família o seguirá em outro lugar e terá ainda que trabalhar para reparar as perdas presentes.

“Não enfraqueçais vossa fé, com investigações estéreiscom  uma passagem mais estéril ainda, mas praticai os mandamentos da lei de Deus e a luz chegará a vós, pois que a luz é um olhar de Deus.

“Todo aquele que cumpra a lei e deseje a luz, conquistará a  ciência, não essa ciência banal que resolve todas as cousas deste mundo, senão outra ciência que tudo explica.
                     “Felizes os que compreendem estas palavras.

“Felizes os homens de boa vontade, o reino de meu Pai lhes   pertencerá.”

Com estes sermões, alheios a toda a ortodoxia, os doutores da lei ameaçaram fechar-me as portas do templo.

Se o povo me houvesse parecido desejoso de conhecer a definição da ciência e da luz, das quais falava, eu teria desafiado a proibição e teria feito valer os direitos de um professor religioso que não atacava nenhum dos dogmas reconhecidos, porém as más disposições do povo me surpreenderam e resolvi retirar-me para Betânia.

Durante o período transcorrido entre a primeira defecção do povo e os atos atrozes de que o mesmo povo foi autor, Jesus não estabeleceu limites às suas expressões e o mesmo sentimento de sua elevação inspirava-lhe ímpetos de furor e profecias de desastres. Ele fustigava a seu gosto aos que chamava hipócritas e perversos, e apontava com antecipação, quase como para oprimi-los depois com o terror, os frágeis no amor, os indecisos na fé, os desconfiados, os ingratos, a toda essa massa de ignorantes e vis que haviam de oprimir seu corpo, semear a indecisão em sua alma e enfraquecer, quase, sua confiança em Deus.

“Sois sepulcros caiados, a ferrugem e os vermes corroem seu   interior.

“Possuís roupas, os pobres encontram-se desnudos, e vós  rides quando as crianças choram de frio e de fome.

“Andais anunciando em altas vozes vossas obras, entretanto  no interior de vossas casas escondem-se a orgia e o delito.

“Denunciais ao mundo a mulher adúltera e enganais a Deus  com as aparências de castidade, enquanto vosso espírito encontra-se turbado por desejos impuros e ambições desonestas.

“Condenais o vício dos pobres, porém guardais silêncio a respeito dos escandalosos excessos dos imperadores e do vergonhoso servilismo dos cortesões.

“Chamais a vós mesmos os sacerdotes de Deus, os  privilegiados do Senhor, e amontoais riquezas sobre riquezas e incensais aos déspotas e conquistadores.

“Eu sou o Messias, filho de Deus, e vos anuncio que este  templo será destruído, que não ficará pedra sobre pedra de vossos edifícios; uma nova Jerusalém se levantará sobre as ruínas da antiga; vossos descendentes procurarão o lugar onde se exercitava vosso poder e os fastos de vosso orgulho se desvanecerão como uma sombra.

“Quer me decreteis honras, quer me condeneis à morte, meu  nome sobreviverá aos vossos e a lei que trago prevalecerá sobre a que vós predicais, sem cumpri-la.

“Hipócritas, que tendes a boca cheia de mel e o coração  cheio de ira e de ódio. Déspotas, assassinos sem fé, vil manada de escravos encarcerados durante a noite, covil infecto de animais venenosos, desprezível caterva de gente embrutecida e depravada, sois o mundo que está por terminar e eu proclamo um mundo novo, uma terra prometida, a verdade, a justiça, o amor. Intérpretes de um Deus vingativo, implacáveis provedores da morte, a ciência da imortalidade dir-vos-á a todos que Deus é bom e que a vida humana tem que ser respeitada.”

No meio de outros excessos de linguagem, Jesus acusava os pobres de seguir uma miséria aviltante, sem combatê-la com o trabalho e com as economias do trabalho.

“Desejais o descanso e passais o tempo no ócio e na  embriaguez. Detestais vossos patrões, porém invejais sua fortuna, e se vos encontrásseis em seu lugar, procederíeis como eles, porque não possuís a fé que proporciona a coragem no meio da pobreza e a modéstia no meio da opulência.

“Queixai-vos do orgulho e da crueldade dos ricos, e eu digo- vos que vós tendes a alma encouraçada, o espírito prevenido, próprio das naturezas baixas e ciumentas.

“Os que entre vós estão compreendidos no nada das riquezas  e na lista dos pobres, serão os primeiros no reino de meu pai; mas, repito, embora muitas vezes o tenha dito: Muitos serão os chamados, porém poucos os escolhidos.

“Opróbrio para os comerciantes de má-fé; o roubo, sob  qualquer nome que se disfarce, é uma falta ante as prescrições mais elementares da lei divina; somente a restituição e a caridade podem descarregar a consciência do depositário infiel, do mercador desleal, do falsário, do homem ambicioso e injusto.

“Pecadores de todas as condições, homens de todos os  tempos, a moral encerra-se nestas palavras: Fazei aos outros o que quereríeis que fizessem a vós.

                            “Para trás, traficantes das cousas santas no templo do Senhor!
“A casa de meu Pai é uma casa de oração e vós a converteis em covil de ladrões.

                           “Retirai-vos, retirai-vos, vos digo, deste lugar de paz e de retiro.

“Os sacrifícios de carne são ímpios; a prece é um perfume da   alma, um brado do coração, um arrependimento do espírito, que os tumultos do mundo não poderão aproximar-se-lhes sem afastá-lo de Deus.

“Ai de vós e de todos os que desviarem de seu verdadeiro  objetivo as obras do Criador! Ai de vós e de todos os que converterem a religião em um meio para adquirir fortuna temporal!”

A voz de Jesus tomava então uma entonação vibrante e seus gestos tornavam-se ameaçadores. Em nenhuma época de sua vida de apóstolo encontrou tanta amargura em sua alma e tanta indignação em seu espírito, ao revelar as vergonhas da Humanidade, armando-se contra ela com as prerrogativas que lhe davam a sua missão e a ciência divina.

“Sois fracos e ferozes. À ignorância da juventude ajuntais a  perversidade do orgulhoso, do avaro, do ambicioso, do dissoluto, do assassino.

                           “Combateis pela glória alheia! — Que é essa glória?

                           “Uma espantosa demência, um monstruoso assassinato.

                            “Adorais um Deus! — Quem é esse Deus?

“Uma imagem formada por espíritos em delírio, um ídolo  freqüentemente furioso, sempre fácil de tranqüilizá-lo, acessível a todas as queixas, disposto a todas as concessões. Um ídolo adornado com vossos próprios vícios.

“Os altares de vosso Deus estão inundados de sangue e vós  lhe dedicais até sacrifícios humanos.

“Ah! — Causai-me horror! — Empenho-me por adiantar o  momento de minha morte, sabendo bem que ela será dolorosa, pois somente depois dela eu me verei livre de vosso vínculo, rota uma fraternidade que me é odiosa, e entrarei na glória de meu Pai.

“Poreis em desnudez meu corpo para alegrar vossos olhares,  submetereis à sorte minhas vestes para que possa dizer-se que nada do que é meu deixastes a meus servos; meus servos desaparecerão e morrerei abandonado pelos homens, pois que está dito: o Messias morrerá ignominiosamente; o Céu e a Terra guardarão silêncio.

“Não penseis que eu temo a morte; mas assusta-me vosso  porvir.

“Não penseis que eu abrigo a intenção de livrar-me de vossos ódios, mas compreendei e recordai isto: Eu voltarei depois de minha morte. Os que me reconheçam serão perdoados. Compete ao Filho de Deus levantar o pecador e abençoá-lo, facilitar-lhe o arrependimento e proteger os fracos.”

Irmãos meus, a palavra de Jesus torna-se sentenciosa e profética à medida que ele se vai aproximando do termo de sua vida terrestre, ao mesmo tempo que suas afirmações se vêem livres prontamente do temor pelas perseguições e pelas preferências de seu espírito em favor dos deserdados. Anunciando ele mesmo a ressurreição de seu espírito e prometendo sua participação nos progressos da família humana, ditava sua sentença de morte. Seus amigos, desde logo demasiado tímidos e descoroçoados pela confusão dos espíritos, sentiram-se, sob todos os pontos, impotentes diante desta terrível imputação.

                          “Declarou-se Deus. Todos ouviram. Tem que morrer.”

Determinemos a confusão dos espíritos e façamos distinção entre os partidários e os defensores de Jesus. Os partidários de Jesus amavam o homem e teriam querido salvá-lo do perigo inerente às prerrogativas de Messias. Os defensores de Jesus deduziam a prova de sua superioridade das demonstrações do apóstolo; mas esta superioridade cada um a explicava a seu modo e a lógica era sacrificada com freqüência, ante o espírito de partido e de disputas.

Uns ignoravam a doutrina que havia proporcionado a Jesus suas mais formosas definições da grandeza de Deus e o tomavam por sábio, cuja vida havia transcorrido no estudo das leis orgânicas e das dependências destas leis.

Admiravam o ardente professor de moralidade tão pura, mas rechaçavam tudo quanto lhes parecia sair do círculo dos descobrimentos permitidos à inteligência do homem. O destino humano, depois da morte corporal, era para eles um mistério que ninguém podia penetrar. Atacando este mistério, eu me convertia em derrogador, a seus olhos; sustentando minhas convicções, volvia-me um fanático por um erro concebido no paroxismo da vaidade. Outros conheciam as fontes de minha ciência, porém não reconheciam a esta ciência o poder de estabelecer demonstrações tão absolutas e classificavam de orgulhosa pretensão minhas alianças de espírito com espíritos mais elevados.

Os primeiros tinham a franqueza de suas opiniões, os últimos misturavam à consagração de um fato inegável as reticências de espíritos acanhados e ciumentos. Os defensores reais de Jesus eram ao mesmo tempo seus partidários mais instruídos. Já nos referimos a José de Arimatéia, Nicodemus, Marcos e Pedro. Nos últimos dias que permaneci em Betânia, Pedro e José receberam de mim instruções definitivas a respeito do que tinham que fazer depois de minha morte. Demonstrar, cada vez mais, minha mensagem divina a estes dois depositários de minha última vontade, era minha constante preocupação.

“Que jamais desmereçam no cumprimento de sua missão,  dizia eu, mas que estejam convencidos de minha ressurreição espiritual, e esta doutrina, no seu princípio, fraca como eles, se consolidará. — Oh sim! — O porvir terá a colheita de tudo o que eu ajuntei e pus em evidência. O porvir verá generosos espíritos combater o que eu tenho combatido e pôr em prática o que ensino, e eu me converterei em seu apoio, como os que vieram na minha frente o fizeram para comigo, a fim de dar perseverança à ação, a calma e a força no meio dos vendavais.

“Oh, sim! Sairei vitorioso da morte e revelarei perante o mundo  as provas de minha imortalidade.”

Meus discípulos de Galiléia (excetuando a Pedro) me pareciam incapazes para seguir minhas prescrições. Sua inaptidão tornava-se ainda maior pelos deploráveis ciúmes, e sempre me havia custado muito trabalho uma aparência de união entre eles.

João e o irmão preocupavam-se mais que tudo, em procurar os meios de elevar-me ante a posteridade e prediziam que eu ressuscitaria, corporalmente,³ aos três dias depois de minha morte.

Mateus e Tomé me estimavam, me veneravam com uma espécie de adoração; porém não acreditavam em minha lucidez a respeito do que se relacionava com o porvir. Felipe dizia que era impossível realizar alguma fundação com elementos conservadores tão limitados. Judas e Simão, irmão de Pedro, Alfeu e Lebeu, permaneciam indecisos sobre muitos pontos da doutrina.

Judas buscava mais que nunca, poucos dias antes de nossa saída, algum testemunho de afeto. Ai de mim! Olvidei-o no meio de tantas preocupações.

Meus amigos de Galiléia eram superiores, em méritos espirituais, a todos os meus discípulos de Galiléia.

A casa de Simão havia-se enchido, devido a mim, de consolos e esperanças; porém aí, como nas outras partes, os espíritos careciam de homogeneidade na fé. Todos os que encontrei nesta casa foram-me fiéis e serviram-me com dedicação.

Maria morreu pouco tempo depois de mim. Maria e Simão encontraram forças nas manifestações espirituais, que eu lhes havia prometido.

Irmãos meus, permaneçamos compenetrados da graça divina, porém procuremos não ver nela um desvio da Natureza. A demonstração dos destinos humanos pode ser feita somente pelos delegados de Deus a espíritos preparados para receber esta demonstração; e todos os espíritos terão que percorrer o caminho que leva às honras da revelação, feito pelos delegados de Deus. A idéia manifestada com a palavra milagre não existe em nossa pátria, onde as leis do desenvolvimento e as da desorganização são reconhecidas como invioláveis e onde a manutenção do equilíbrio universal se define por meio de um estado permanente das propriedades de cada elemento, as harmonias de cada atmosfera, dos princípios conservadores e das causas mórbidas inerentes à matéria, das afinidades e das repulsões próprias do espírito, dos caminhos abertos à inteligência coletiva e às investigações individuais, para conservar, preservar, reparar, curar e vencer a destruição, mediante a conquista da espiritualidade pura.

A doutrina de Jesus explicava o fasto da imaginação para descrever as alegrias da espiritualidade pura; mas no ensinamento da adoração humana por meio da divindade e no ensinamento dos deveres fraternos, a doutrina de Jesus, positiva em seus princípios, desafiava os equívocos mediante a aplicação de seus preceitos. Ela tirava das perfeições de Deus a causa motriz da perfectibilidade do espírito humano. Reunia os atributos divinos para fazer com eles um código de moral universal. Proclamava a igualdade, explicando as origens e os destinos. Dizia que o amor das criaturas, entre elas, é o único meio para atrair sobre as humanidades o amor do Criador.

“Em vossa adoração a um Deus justo, dizia Jesus a seus discípulos, sede alheios aos desejos contrários à justiça.

“Em vossa adoração ao Autor de todas as cousas, rechaçai  as  profanações e as crueldades.

“Em vossa adoração a Deus forte, poderoso, imutável, aliviai  vossa consciência, dilatai vossa alma, olvidai as necessidades da vida corporal.

“Em vossa adoração a um Deus de amor e de misericórdia, lançai-vos nos braços de um ardoroso amor filial, de um amor grato, e perdoai aos que vos tenham ofendido.

“Reuni os fiéis em meu nome e repeti minhas palavras sem  tirar-lhes nem acrescentar-lhes nada.

                            “Ide à casa do pobre para consolá-lo e abençoá-lo.

“Não vos intrometais nas cousas temporais a não ser para reunir novamente o que tiver sido desunido e para facilitar a concórdia entre os homens.

“Sede sóbrios e discretos, porém não vos imponhais  sacrifícios inúteis.

“Desprezai as honras do mundo e não sejais escravos de  preconceitos. Habitai com os inimigos de Deus para edificá-los com vossa conduta e nunca maldigais de alguém.

“Tomai-me como exemplo e segui-me, do contrário não sereis  meus discípulos. Sou pobre, permanecei pobres, sou perseguido, sofrei as perseguições, e espalhai entre todos os homens a esperança, a paz, a luz do espírito.”

Irmãos meus, o amor de Deus converte a alma humana em criadora, depois de havê-la subjugado sob as provas de um desenvolvimento dolorosamente laborioso. A inteligência humana criadora é a aproximação do espírito criado e do espírito criador, é a perfectibilidade orgânica, o desenvolvimento das faculdades, tal como o pensamento estático havia ousado sonhá-lo; é a quimera de um vasto ideal convertida em uma poesia sincera da alma, dilatação devoradora do espírito.

Oh, Deus meu! Quanta distância entre este pedestal levantado  por teu amor às gerações ascendentes e os abismos formigando de insensatos mal-humorados, de inimigos desapiedados, de heróis monstruosos. Quanta distância entre o esplendoroso vestíbulo de tua morada de glórias eternas e estas trevas de espanto, onde teu nome, pronunciado com hipócrita doçura, é acolhido pelas risadas estúpidas de uma multidão que exala nuvens de pó e rios de sangue.

Dentro de pouco voltarei. Concluo aqui meu décimo quarto capítulo.

¹ Apresenta-se novamente aqui a designação de religião universal, ou, como eu sempre escrevo, Religião Laica Universal, livre de todas as estreitezas de círculo, escola ou seita. Compraz-me fazer ressaltar esta insistência do Mestre. — Nota do Sr. Rebaudi.

² Refere-se sem dúvida a essas investigações destinadas somente a satisfazer a vaidade ou filhas de uma estéril curiosidade. — Nota do Sr. Rebaudi.

³ Na realidade, desde que se fala em ressurreição, não pode entender-se senão a volta à vida material, posto que, não se falando de morte espiritual, também não há motivo para falar de ressurreição espiritual. O que deve compreender-se, no meu entender, é que Jesus quis referir-se ao desaparecimento e reaparecimento de sua personalidade eclipsada por um momento devido à desencarnação. Para os homens Jesus tinha morrido e seu reaparecimento não podia ser considerado senão como uma ressurreição pelos hebreus. Este é o fato. — Nota do Sr. Rebaudi.


sábado, 12 de abril de 2014

CAPÍTULO XIII – Livro: Vida de Jesus ditada por Ele Mesmo Manifesta Jesus o perfeito direito que lhe assiste para ser julgado pelo que ele verdadeiramente disse e não permite à médium a menor troca de suas palavras e tampouco a quem quer que deva intervir na publicação delas. Ocupa-se depois da legislação judaica puramente religiosa e da civil. Refere-se ao inexorável da primeira e das intrigas dos fariseus para perder a seus adversários. A Jesus muitas vezes eles haviam armado laços e ele increpava-os duramente. Em suas pregações, à medida que a ira e a perseguição dos sacerdotes ia precipitando a data de sua condenação, ele demonstrava maior brio em sua propaganda e mais rigor nos ataques contra o Clero e os magnatas, que abusavam torpemente de suas posições, contra as teorias democráticas do Mestre, que queria a igualdade e a fraternidade dos homens.



Irmãos meus, revelando as causas de minha condenação e os juízos errôneos de meus atos, desejo que minhas palavras não sejam defendidas, a não ser por mim somente; é preciso, pois, deixá-las tal como as exponho.

Honremo-nos com o nosso respeito para as ordens de Deus, não procuremos nem facilitar a admiração dos homens nem diminuir a maliciosa pretensão de alguns dentre eles. Que unicamente o escritor seja o responsável. À depositária de minha narração, não lhe permito nenhuma adição ou correção. A todos os que formulem suas dúvidas e à vontade séria de se iluminarem responderei eu mesmo.

Sede os discípulos dóceis do enviado de Deus. Suavizai sua repentina aparição em meio de um mundo frívolo e cético atribuindo sua aliança com os espíritos cuja luz vós outros haveis já demonstrado; mas não altereis nada em seu modo de apresentar os acontecimentos. A vida de Jesus deve ser precedida de comentários humanos, para explicar o pensamento que presidiu a
esta obra divina, e deve ser separada de toda a comunicação que não seja do mesmo espírito.

Passemos ao exame dos motivos de minha condenação.

“Eu tinha facilitado as sedições populares, fazendo cair sobre os  sacerdotes suspeitas de inteligência com os pagãos.”

Sim, eu me havia associado a uma multidão de revolucionários, cujo objetivo comum, idêntico ao meu, não excluía intenções culpáveis e perigosos excessos. Porém, já o invasor se cansava nas repressões das sublevações, como na sanção dos juízos do tribunal sagrado. O direito político se estabelece sobre o direito humano; os cargos, os empregos, fizeram-se acessíveis a todas as capacidades, e as facções se enfraqueceram pouco a pouco sob um governo mais cuidadoso do bem geral. Tão somente o elemento religioso começou a semear a desordem nos espíritos. O caráter eminentemente dominante do Grande Sacerdote criava numerosos inimigos ao poder sacerdotal; mas estes inimigos, divididos pela espionagem, empregavam suas forças em revoltas parciais, que atraíam sobre si sangrentas represálias, resultando inúteis para a obra definitiva. Por prudência, Hanan foi deposto, porém continuou exercendo sua influência durante o pontificado de Caifás, seu genro. Nas discussões dos artigos da lei, o princípio religioso, sobre o qual descansava a mesma lei, era inexpugnável.

Os chefes de escola encontravam numerosos opositores, cujo objetivo era o de conduzi-los para a negação e os fariseus sobressaíam neste infame ofício. O Sinedrim, tribunal sagrado, julgava os delitos de lesa-majestade divina. Todas as infrações referentes à lei civil ficavam dentro do círculo de atribuições dos tribunais ordinários. As penalidades ressentiam-se da diferença estabelecida entre os delitos religiosos e os delitos previstos pela constituição do Estado. O fanatismo tinha que demonstrar-se mais desapiedado que o princípio da ordem social. Uma lei decretada pelo poder romano castigava com a morte ao assassino e ao bandido armados; porém sucedia freqüentemente que circunstâncias habilmente aproveitadas pela defesa desviassem da cabeça do culpado a terrível expiação.

Ante os príncipes dos sacerdotes e dos fariseus toda a sublevação ostensiva contra as prescrições do culto mosaico tinha por conseqüência a morte. A lei era precisa, inexorável. Nas causas maiores, aos sessenta príncipes dos sacerdotes, fariseus e doutores da lei que compunham o Sinedrim, agregavam-se alguns membros suplementares. Chamavam-se príncipes aos sacerdotes nobres de nascimento ou reconhecida capacidade exercida de longa data (enobrecimento).

O farisaísmo era uma seita piedosa e respeitável em aparência, hipócrita e depravada na realidade. Os doutores da lei representavam a casta mais erudita e mais inteligente da nação judaica. Dividiam entre si as funções difíceis do apostolado e da magistratura sagrada. No templo eles exerciam a verdadeira autoridade, porquanto os sacerdotes não eram mais que servidores autômatos, mais propensos às honras mundanas e aos gozos materiais, que desejosos das prerrogativas da ciência e da virtude.

Nas sinagogas os doutores da lei faziam preceder suas conferências de algumas incitações para a curiosidade, que se referiam a tais ou quais personalidades. Na vida privada davam conselhos e na vida pública davam demonstrações de suas crenças com eloqüentes discursos. As funções da magistratura sagrada os submetiam aos deveres de juízes, de acusadores¹ e de defensores. O prestígio de seu talento estabelecia convicções² e a marcha dos processos dependia unicamente deles.

Irmãos meus, as participações de Jesus nas sublevações populares, que tiveram lugar quando tinha vinte e quatro anos de idade, foram uma conseqüência de sua educação e das idéias religiosas que ele se empenhava em erigir como uma doutrina. Jesus era revolucionário porque dizia: “Os poderes da Terra são mantidos pela ignorância das massas”.

Mas Jesus havia bebido o princípio democrático que o fazia agir no princípio divino das alianças celestes; mas o democrático Jesus queria a igualdade e a fraternidade entre os homens porque os homens são iguais diante de Deus, que é seu Pai; mas o democrático Jesus professava o desprezo pelas honras mundanas, porque essas honras paralisam as manifestações que adquirem as honras espirituais, porque apoiava o elevado destino do espírito sobre os deveres que incumbem a este espírito, em sua marcha ascendente.

O revolucionário Jesus combatia a opressão, porque a opressão é contrária à lei de Deus; porém, ordenava o perdão, porque o perdão encontra-se na lei de Deus. O revolucionário Jesus amava os pobres, porque os pobres eram para ele irmãos desgraçados, compadecia-se dos ricos, porque os ricos eram para ele irmãos extraviados.

O democrático Jesus dizia:

                     “Os poderosos deste mundo serão os párias do outro mundo”.

E dizia também:

“Amai-vos uns aos outros e meu pai vos amará. Na casa de meu  pai não há pobres nem ricos, nem patrões, nem servidores, senão espíritos, cuja ciência aperfeiçoará sua própria virtude”.

Aplicai, irmãos meus, as palavras de Jesus e sede revolucionários como eu; é uma cousa heróica o sê-lo. Povos e governos de povos, deponde as armas e refleti finalmente no objetivo da existência temporal.

Infelizes envilecidos, tenebrosos negadores da Providência divina, levantai-vos e adorai a Deus! Ricos, honrai a pobreza, e vós outros, pobres, não invejeis as riquezas.

O poder e a grandeza humana fazem decair o espírito não penetrado do poder divino e das grandezas espirituais. A adversidade eleva o espírito que reconhece a justiça de Deus. O espírito não pode adquirir a força senão por meio das provas da vida corporal; o espírito forte torna-se em pouco tempo digno da glória de Deus.

Expliquemos, irmãos meus, o caráter e o valor do delito do desvio do culto divino imputado a Jesus. Desde tempo imemorial, o culto divino é uma mistura de supersticiosas devoções e interessadas mentiras. Desde tempo imemorial, têm existido homens que têm demonstrado em nome de Deus que a razão deve submeter-se a todos os erros grosseiros do sentido intelectual, para a edificação de tal ou qual doutrina religiosa.

Desde tempo imemorial, a força suprime o direito, a noite devora a luz, e a ajuda de Deus é invocada pelos assassinos e pelas trevas.

Deus é imutável. Novas sementes enchem o vácuo; a luz se reproduz no meio das trevas; e a vida gerada pela morte, a luz vitoriosa sobre a noite, depositam sobre a superfície de um mundo os vivos do Senhor, os lutadores das verdades eternas. Isto deve suceder, isto sucede e chama-se progresso.

Todas as humanidades atravessam pelas fases da infância no meio de horizontes nublados, todas as humanidades distanciam-se do objetivo e se detêm indecisas; porém, então, luzes repentinas iluminam o caminho, o caminho volta a ser empreendido e a verdade prepara seu reino definitivo, sob os olhares e o apoio de Deus.

Jesus devia a preceptores ilustres seus primeiros estudos sérios e tinha amadurecido seus meios de aperfeiçoamento, com profundas meditações.

Jesus devia a inspirações secretas, honradas por demonstrações palpáveis, a revelação de sua missão divina, e ajoelhava-se sobre o limite da pátria celeste para escutar as ordens de Deus; com o pensamento, voava por cima dos séculos de ignorância para facilitar aos séculos seguintes a luz e a felicidade.

O espírito, chegado ao desenvolvimento moral e intelectual, permanece fiel às convicções adquiridas por ele mesmo, até que a ciência de Deus lhe dê a imortalidade da força e o impulso do fanatismo para sacrificar o presente ao porvir, para preparar o porvir com o preço das mais amargas desilusões humanas. O espírito desenvolvido em um mundo carnal designa um Messias e este Messias não pode fugir da perseguição senão desertando da causa a cujo amparo se tenha dedicado. Desprezando a morte corporal, o espírito adiantado no caminho da perfectibilidade, fraqueja também diante dos assaltos dos seres inferiores, e sua confiança enganada, seu amor mal correspondido pesam-lhe como remorsos.

Permaneçamos, irmãos meus, na crença absoluta das forças individuais, desenvolvidas com o exercício da vontade.³

Permaneçamos na afirmação da justiça de Deus, seja que ela se estabeleça com provas ou com benefícios, porém afirmemos sobretudo com energia, a liberdade dada ao homem, quer quando ele luta contra as pressões desorganizadoras da alma, quer quando ele tenha que combater principalmente contra as manifestações tumultuosas da ignorância e do ódio. O espírito adiantado desliga-se das dependências humanas e alimenta-se das forças de Deus, à medida que são melhor compreendidos o nada da matéria e a extensão das possessões espirituais.

Justiça de Deus, glória a ti, tu és explicável e tudo explicas. Justiça de Deus, honra aos que te dedicam sua coragem e sua resignação; eles marcham pela via afortunada do engrandecimento da dignidade do espírito.

Jesus, irmãos meus, tinha consciência de seus atos e a força de sua sincera natureza, quando acusava os sacerdotes e os fariseus. Compenetrado do respeito pelo culto divino, porém contrariado em seu respeito pela avidez e arrogância dos ministros desse culto, pela hipocrisia oficial de uma seita religiosa com grande poder, Jesus procurou na mesma origem do culto e na inexata ponderação dos deveres humanos, as verdadeiras causas da dissolução moral e das vergonhas intelectuais que ele ia notando.

Nesta investigação Jesus viu-se ajudado por trabalhos anteriores aos seus e por ligações novas ou renovadas na vasta associação dos espíritos e dos mundos. Jesus absteve-se a princípio de investigar os mistérios da religião mosaica, depois deixou-se arrastar por opiniões que correspondiam ao seu sentido moral; logo depois, circunstâncias cada vez mais favoráveis à sua missão abriram-lhe o caminho entre os escombros que ruíam e as pedras brutas do porvir.

Jesus compreendeu que era necessário conservar alguns vestígios do passado para não encontrar obstáculos à sua tarefa de construtor; mas a miúdo faltava-lhe a paciência e dizia:

                    “Não se podem fazer roupas novas com panos velhos”.

Jesus adorava a seu pai em espírito e em verdade, e quando o povo ignorante pedia-lhe explicações, respondia:

                      “Deus não tem senão desprezo para os oferecimentos e para as práticas exteriores, quando não as acompanham a virtude e a força dimanada da ciência.
                      “Deus proíbe o orar somente com os lábios, e os que entram em uma sinagoga com o coração cheio de ódio e com as mãos sujas pela rapina e o sangue, merecem o castigo de Deus.
                      “Permanecei humildes e pacientes sob o peso da vida mortal. Amai-vos uns aos outros, libertai vossa alma dos laços vergonhosos, vossos espíritos das ambições injustas, e tereis servido a Deus e Deus vos abençoará neste mundo e no mundo que para vós outros sucederá a este.
                     “Deus quer vossos corações por templo; adorai a Deus no templo por ele escolhido.
                      “As funções do culto põem em evidência, as mais das vezes, a incapacidade, a vaidade e a hipocrisia.
                     “A adoração interna conduz sempre o espírito pelo caminho da simplicidade, da doçura, da sabedoria.
                     “Vós podeis orar juntos, porém não façais pompa com vossas orações e não mistureis as pompas mundanas com as cousas de Deus”.

Irmãos meus, Jesus explicava Deus com a elevada inteligência que de Deus lhe vinha, porém bem sabia que não podia preservar-se dos ódios e vinganças dos que ele acusava por seu orgulho e picardias, dos que estavam compreendidos em suas demonstrações.

Jesus definia o amor como o grande motor da religião universal, e ensinava a igualdade dos espíritos, a comunidade de seus interesses perante Deus, o desenvolvimento, o emprego das faculdades pensantes. Combatia portanto os poderes fundados sobre o desprezo das leis de Deus e a imobilidade do espírito decretada por estes poderes.

As religiões baseadas sobre a divindade de Jesus, do mesmo modo que todas as doutrinas alheias a essas religiões, estão impregnadas de defeituosas apreciações a respeito de Deus. Para que uma religião seja a fonte definitiva da felicidade humana, é necessário que ela seja a conseqüência da própria razão, essência de Deus. Façamo-nos novamente fortes com a enunciação do
elemento constitutivo da razão divina e da razão humana em sua pureza.

A razão divina é a preponderância do amor na obra da criação. A razão humana, firmemente estabelecida, é a emulação do amor que o Criador espalha sobre a criação. A justiça divina é uma conseqüência do amor divino; os efeitos desta justiça demonstram o infalível raciocínio de um poderoso trabalho de concepção infinita.

Que os mundos formados para determinadas categorias de espíritos, recebam outros mais desmaterializados que o que comporte a generalidade; que as moradas humanas abriguem, de tempos em tempos, luminosas inteligências; que as provas carnais representem uma cadeia contínua de intermitências de repouso e de espantosas catástrofes, que importa, desde o momento que a justiça de Deus é a que resolve e é o amor que dita sua justiça! Que importa, desde o momento que os Messias expressam o amor de Deus para todas as inferioridades e que os sofrimentos humanos representam atos de reparação para a justiça de Deus. Jesus, já o disse, fustigava os poderes estabelecidos pelo esboroar das consciências e pelo abuso da força e encontrava em si o mais ardente patriotismo da alma, para abater todos os despotismos e para compadecer-se de todas as misérias da Humanidade. Mas os inimigos de Jesus afirmavam que ele havia atacado o dogma da unidade de Deus, ao dizer-se filho de Deus e que havia enfraquecido a fé religiosa favorecendo a revolta. Aqui, irmãos meus, vamos resumir os principais ensinamentos de Jesus; mas não volveremos sobre o caráter de filho de Deus, tão mal interpretado em todos os tempos e que já expliquei suficientemente.

Quando Jesus deixou Jerusalém pela primeira vez e foi a países distantes, adquiriu a certeza de que as religiões não dividiam esses povos, porquanto o amor das artes e das riquezas obtinha a preferência respectivamente a qualquer outra aplicação do espírito. Quando Jesus abandonou Jerusalém pela primeira vez, viu-se livre e feliz no meio dos povos livres e cheios de fantasia. Ele começou proporcionando abundantes consolos e manifestando seu caráter afável e expansivo. De sua doutrina, expôs somente o que era necessário para estabelecer o amor como base do equilíbrio humano, porém não determinou o amor como uma obrigação do completo sacrifício, desde que sabia muito bem que, para homens extenuados pelos gozos mundanos, devia fazer concordar a habitual expansão de seus espíritos com as primeiras exigências da razão do espírito.

Jesus tornava indispensável o amor pela necessidade que tinham os homens de ampararem-se uns aos outros. Acaso o amor não protegia os interesses do pobre, assim como defendia o rico contra os insensatos desejos de igualdade material?

Jesus definia a esperança como um remédio para todos os males. Dirigia os olhares do espírito para a felicidade do porvir, com palavras de misericórdia e de alento. Ele fazia da morte uma luminosa transformação. Pelo espaço de dois anos Jesus evitou as críticas do mundo frívolo e a desconfiança da gente séria. De bom grado escutava-se ao doce profeta, que prometia a abundância aos que proporcionassem alívio aos pobres, que concedia o perdão de Deus aos que perdoassem aos seus inimigos, que anunciava a paz e a felicidade para todos os homens de boa vontade, em nome de Deus, Pai deles. Seguiam-no nos lugares públicos e na plataforma dos edifícios, ao atraente revelador dos destinos humanos, que explicava a igualdade primitiva e a beatífica imortalidade. As jovens levavam-lhe seus filhos e ele os abençoava; os enfermos o mandavam buscar e ele se aproximava deles; os pobres tomavam-no como arrimo e os ricos se detinham para ouvi-lo pregar a fraternidade e o desinteresse. Oferecia-se sempre generosa hospitalidade ao dispensador da graça de Deus e, tanto nas famílias como no meio do povo, Jesus convertia-se no pai, no amigo, no conselheiro e na alegria dos pagãos, aos quais jamais falou do castigo e da cólera divina.

Ele guardou a lembrança consoladora desse tempo no meio da agitação e da tristeza que, mais tarde, o oprimiram. Mas Jesus não podia chamar a atenção do espírito humano sobre as pessoas que o rodearam nesse tempo, e isto porque o espírito humano não teria nenhum fruto que colher do conhecimento das intimidades de Jesus, quando essas intimidades não se encontram ligadas a acontecimentos conhecidos ou que mereçam sê-lo.

Conheceu a João, pela primeira vez, na idade de trinta anos e na de trinta e três anos e alguns meses, morreu. João dissipou as irresoluções de Jesus a respeito de sua missão como filho de Deus, e ele prometeu a João que se sujeitaria a algumas práticas externas, se sobrevivesse ao apóstolo, o que mereceu do apóstolo as seguintes palavras:

                     “Eu sou o precursor, tu és o Messias.
                     “Esperava-te para continuares a obra e torná-la imortal.
                     “Agradeçamos a Deus que nos reuniu, e fundemos o
                      porvir com o preço das tribulações e das torturas da
                      morte. As tribulações, a morte, serão nossos títulos para a
                      glória imensa, para o poderio eterno”.

João morreu assassinado pelos que ele havia apontado ao desprezo do povo, um ano depois da sua entrevista com Jesus.

Este quis então tomar a direção dos discípulos de João e juntá-los aos seus; porém teria que vencer a obstinação de espíritos sem capacidade e sem grandeza moral pelo que se viu obrigado a renunciar a isso. Jesus o havia dito: seus discípulos de Galiléia somente mais tarde o compreenderam, e sua conformidade verdadeira na fé não teve lugar senão depois da morte daquele que abandonaram, quase todos, no caminho da dor.

Mantidos na gratidão pelo respeito que professavam para com a memória de seu mestre, os discípulos de João seguiram-me a distância e deram-me provas de afeto. Dois anos consecutivos trasladei-me às margens do Jordão para observar o jejum e dar a costumada solenidade às práticas de João. Das duas vezes fui acompanhado pelos discípulos de João, cujo número não havia diminuído. Eram quinze e o mais velho presidia as reuniões da doutrina, com o recolhimento a que o havia acostumado seu preceptor de prudência e saber. Estes homens sóbrios e severos davam à virtude as lúgubres aparências de vinganças celestes; depositários da vontade de João, tinham que sofrer pelas contradições que resultavam entre eles e nós. Eles queriam a exterioridade da contrição, o rigor da forma, a evidência do culto, nós a humildade na penitência, a prece do coração, a liberdade dos exercícios religiosos, a abstenção completa de pompas nos sacrifícios e método nos ensinamentos.

De nossos hábitos, de nossa existência alegre com relação à deles, os discípulos de João não tiravam induções tristes para o porvir e continuaram chamando sempre Messias a quem seu mestre havia designado com o nome de Messias. Repito, os discípulos de João demonstraram-se muito superiores aos discípulos de Jesus. Deixando de lado o fanatismo que afastava o pecador da esperança em Deus e o exagero censurável das práticas, eles possuíam todas as qualidades do espírito que determinam a inviolabilidade da consciência. Os discípulos de João não me acompanharam durante os dias nefastos que precederam ao meu suplício, porquanto encontravam-se dispersos e errantes. Um decreto lançado contra eles, quando me encontrava em Betânia, tinha-os expulsado da Judéia. A perseguição religiosa foi sempre em progressão desde essa época, ela anunciava a ruína de Jerusalém e a decadência do povo hebreu.

Minhas instruções, desde a separação de João até minha partida para Cafarnaum, provam os meus conhecimentos da ciência divina, posto que dirigia-me a homens capazes de me compreenderem. Estes homens, desgraçadamente, eram tímidos aliados ou déspotas depravados, e os primeiros não me podiam amparar senão com a ajuda do povo. Apoiar-me no povo teria sido, tenho disso, hoje, a convicção, criar-me segurança, durante o tempo necessário, para a fundação de minha glória humana como Messias e revelador da lei universal.

Cometi um grande erro ao afastar-me de Jerusalém, e deste erro dimanam as superstições que têm mantido desviados os espíritos do propósito latente de todas as humanidades; a adoração de um só Deus, o amor fraterno, o progresso na adoração e no amor.

Dos ensinamentos de Jesus nessa época, deduzimos que o pensamento que neles dominava, destruía, desde cima até a base, os preceitos da antiga lei para substituí-los pelos da nova.

Pronunciaram-se então estas palavras:

                    “A luz vem de Deus e eu sou a luz. Deus pôs em mim
                     todas as esperanças, no sentido de que a verdade se faça
                     evidente para vós.
                    “Felizes os que compreendem a verdade. O homem não
                     seria homem, se não tivesse aprendido alguma cousa
                     antes de nascer. Fazei-vos sábios para descobrir o que
                     precedeu à vossa atual existência. O futuro vos será
                     revelado pelo conhecimento que adquirirdes de vosso passado.
                   “Crede na purificação por meio das provas e jamais
                    duvideis da misericórdia divina; porém guardai bem isto:
                    A purificação opera-se lentamente e a misericórdia divina
                    não poderia contrariar a lei da organização e da
                    desorganização.
                   “Segui minha lei. Ela diz: Orai em segredo, perdoai a
                    vossos inimigos e ajudai a vossos irmãos.
                   “Repetir-vos-ei sempre: O que abandona o pobre será
                    por sua vez abandonado. O que mata será morto, o que
                    amaldiçoa será amaldiçoado. Isto é um segredo divino
                    que explica-se, não em uma vida mas em muitas vidas.
                    “Defendei-vos das superstições inferiores da infância dos
                     povos, que assimilam a Deus com os membros da
                     humanidade, e adorai a vosso Pai, sem pedir-lhe que
                    altere cousa alguma de seus desígnios.
                   “Os homens de boa vontade levantarão um templo a Deus
                    e o reinado de Deus se estabelecerá sobre a terra. Digo-vos:
                    Muitos de entre vós verão o reino de Deus; mas
                    compreendei bem minhas palavras; estas palavras são de
                    todo o tempo, porque o espírito é imortal; a vida sucede à
                    morte; a luz dissipa as trevas; o santo nome de Deus será
                    bendito por toda a Terra.
                    “Afastai-vos dos falsos profetas. Reconhecê-los-eis
                    facilmente. Eles anunciam sempre a fome, a peste e todos
                    os flagelos. Invocam a cólera de Deus sobre os que
                    tenham prevaricado e sobre os homens que investigam os
                    desígnios deles, para dar a conhecer sua velhacaria.
                    Afirmam que Deus protege seu poder e afetam grandes
                    aparências de virtude, enquanto que seu coração
                    encontra-se sobrecarregado de ódios. Agora vos digo:
                    Deus não tem senão amor para suas criaturas. Ele
                    castiga-as sem pesar para conduzi-las ao
                    arrependimento. Todos colhem em um tempo o que
                    tenham semeado em outro tempo. Todos devem cuidar da
                    sementeira, para que o bom grão não seja abafado pela
                    erva má. Segui a lei de amor e Deus falará a vossos
                   espíritos e vos mandará mensageiros de seu amor. A
                   graça de Deus é obra de justiça.
                   “Felizes os que desejam a graça e saibam merecê-la. A
                    verdade lhes será revelada e eles a espalharão para
                    confundir os maus e os hipócritas, para instruir os
                    ignorantes, para consolar os pobres e os pecadores, para
                    facilitar aos justos os meios de fundarem o reino de Deus
                    sobre a Terra.
                    “A verdade se recomenda por si mesma, desde que fala
                     em nome da razão, da igualdade, da fraternidade e da
                     imortalidade, pois que demonstra a felicidade futura,
                     apoiando suas demonstrações na justiça, no amor, na
                     sabedoria do Criador; pois que ela separa a justiça de
                     Deus das ferozes vinganças, o amor de Deus das
                   fraquezas das predileções, a sabedoria de Deus das
                    indecisões e inconstâncias da vontade”.

Irmãos meus, estas instruções, todas elas cheias da chama divina, estas expansões de um espírito penetrado das grandezas espirituais tinham de resultar bastante incompreensíveis para muitos homens, mas estes homens compreendiam a oposição que eu lhes fazia e a todos os abusos de autoridade e amavam-me por isso; mas estes homens diziam que eu era o Messias anunciado pelos profetas e criam em mim. Se eu houvesse consentido em deixar-me rodear e defender e, não obstante meus triunfos populares, houvesse permanecido senhor de mim mesmo, minha morte, inevitável resultado da volubilidade das opiniões humanas, teria sido a consagração da aliança dos mundos e dos espíritos.

Nos preparativos de minha alma para sofrer esta morte, travaram-se grandes lutas dentro de mim mesmo. — Devia eu revelar publicamente minha ciência ou deixar a meus fiéis o encargo de divulgá-la? — O silêncio que guardei acusa-me de uma culpa, não muito grave, qual a de haver abandonado Jerusalém quando era necessário permanecer ali.

Eu devia ter gravado meu aspecto de Messias sobre o porvir,    enchendo de espanto a meus verdugos, com palavras que
                 eles teriam sido impotentes para corromper. Eles, do mesmo
                 modo que os propagadores de minha origem celeste, não teriam
                 podido demolir um conjunto de princípios por mim desligados dos
                 erros das primeiras apreciações, e das contradições estabelecidas
                 dentro do propósito da segurança necessária.

Dediquemos, irmãos meus, uma atenção séria às faltas de Jesus. Elas dão a medida das concepções do espírito espiritualizado, porém circunscrito pelas enfermidades humanas; põem em evidência a justiça eterna que concede ao missionário a livre direção de sua tarefa; provam a cegueira da clarividência, a fraqueza da força, a decadência da superioridade, pelo efeito de duas naturezas opostas no mesmo ser. Jesus arrastou o peso destas duas naturezas, e se alguma vez sucumbiu sob a pressão de correntes opostas, sempre se levantou depois da queda, fortalecido pelo pressentimento de sua próxima glória.

Em Cafarnaum e seus arredores, tantas e tantas vezes percorridos por mim, meus ensinamentos se haviam colocado ao nível das pessoas às quais me dirigia. Comecei, a princípio, com máximas isoladas e com conselhos aplicáveis a todas as situações morais e a todos os sofrimentos físicos. Ninguém em Galiléia se ocupava da medicina propriamente dita, porém todos os homens que queriam estar no apogeu para com o povo, deviam estabelecer
sua superioridade sobre o mesmo com demonstrações ostensivas de alguma ciência, e a arte de curar era o que excitava, no mais alto grau, a emoção popular.

A Natureza oferecia-me em abundância, nesses campos, plantas preciosas, e guiado por alguns estudos anteriores, obtive êxitos, que mais tarde se tornaram como milagres e exorcismos.

Com meus discípulos empreendi excursões nos arredores de Cafarnaum. Visitei sinagogas, estudei a capacidade intelectual do povo e fiz uso, para fazer-me estimar, de uma doçura familiar, que me impelia tanto para as festas quanto para a procura de enfermos e de gente abandonada.

Minhas parábolas se inspiravam nas próprias paixões de meus ouvintes, por meio de um estilo imaginativo e breves comparações. Minhas descrições dos tormentos do inferno, meus êxtases pelas belezas do céu, os exaltavam e acreditavam-me então quando lhes dizia:

                     “Os que me amam me seguirão e eu os conduzirei à
                      verdadeira vida.
                      “Eu sou o bom pastor. Quando o bom pastor se apercebe
                       que uma ovelha se extraviou, deixa por um momento as
                       outras ovelhas para procurar a que se perdeu e a
                       conduzir ao aprisco.
                      “Pedi, e dar-se-vos-á. Batei, e abrir-se-vos-á. Eu sou o
                       distribuidor das esperanças e das consolações”.

Eu misturava com freqüência o que se encontra, entre linhas, na Doutrina pura com os dogmas ortodoxos; porém nas instruções mais íntimas, livrava a Doutrina das obscuridades de que a via rodeada. O anúncio do reino de Deus tornou então a figurar com freqüência em meus discursos e repisei com energia
as seguintes palavras:

                      “Muitos dentre vós verão o reino de Deus.”

Repito, irmãos meus:

                      “O reino de Deus se estabelecerá sobre a terra e muitos
                       de vós verão o reino de Deus”.

Por que deram às minhas palavras um significado absurdo? — Para descobrir-me em erro ante a presente geração e ante a posteridade. Mas, encontrando-se já claramente definida agora minha doutrina, dai lugar aos homens de boa vontade, vós outros homens intrigantes, homens de má-fé! — Dai lugar à verdade, ela trará novamente à Terra o reinado de Deus!

No décimo quinto capítulo seguiremos os dias dolorosos que levaram Jesus até o Calvário e assistiremos ao grande ato da expiação dos delitos de Jesus.

No capítulo décimo sexto nos ocuparemos da glória do Messias e diremos os motivos que o estimularam para revelar-se agora.

Irmãos meus, eu vos abençôo.
¹ Equivalente aos nossos promotores públicos.

² Quer dizer que o talento deles formava a convicção do público a respeito da culpabilidade ou inocência dos acusados. — Nota do Sr. Rebaudi

³ Quer dizer que devemos confiar em nossas próprias forças e trabalhar pelo desenvolvimento delas, sem esperar tudo de Deus. O que realmente apalpamos é o resultado de nossos esforços, resultados nos quais precisamente se manifesta a justiça de Deus, dando a cada um o que merece, o que é por certo, sobre todos os pontos, contrário à doutrina da graça, sustentada pelos católicos e pelos protestantes. — Nota do Sr. Rebaudi.

³ Quer dizer que devemos confiar em nossas próprias forças e trabalhar pelo desenvolvimento delas, sem esperar tudo de Deus. O que realmente apalpamos é o resultado de nossos esforços, resultados nos quais precisamente se manifesta a justiça de Deus, dando a cada um o que merece, o que é por certo, sobre todos os pontos, contrário à doutrina da graça, sustentada pelos católicos e pelos protestantes. — Nota do Sr. Rebaudi

A prece não deve ser motivo de exibicionismo, pois isto significaria um contra-senso. Que motivos de elogios ou que brilho pode comunicar-nos o fato da manifestação implícita de nossa fraqueza e de nosso desejo de proteção, ao dirigimo-nos humildemente, em súplica, perante o Altíssimo? — Porém é que até da humildade, quer dizer, da virtude que implica o reconhecimento da nossa inferioridade, se faz um motivo de exibicionismo. Isto é prova evidente do assombroso atraso em que ainda vegetam muitos espíritos que se prejudicam olhando para trás em lugar de fazê-lo para a frente e para cima. Quanto ao de aumentar eficácia à oração por meio de pompas mundanas, como sucede com o aparatoso culto exterior do catolicismo, é mais ridículo ainda, porque, sendo o orar uma ação exclusivamente espiritual, nada tem que ver com tudo o que não seja obra do espírito, como o incenso, o tanger de campainhas, todo o ouropel amontoado ao redor dos que oram ou deviam fazê-lo, e as complicadas manifestações do ritual católico. Se fizéssemos tanta farsa ao redor de nossos pais carnais ou de nossos superiores, ao pedir-lhes algo, positivamente nos expulsariam sem consideração alguma. Além disto não deve esquecer-se que a oração não consiste precisamente em pedir e sempre pedir, não: A oração é a elevação do nosso sentimento para Deus. — Nota do Sr. Rebaudi.

O texto (em italiano) diz: “assimilano Dio agli aderenti delle umanitá”; e traduzido literalmente não teria significado. O que lhe dou na tradução (em espanhol) é o da idéia que quer manifestar e que se refere aos deuses antropomórficos, com alusão evidente aqui ao próprio Jesus, em quem se quis ver a Deus convertido em um membro da Humanidade. —

Nota do Sr. Rebaudi.