Duas correntes de
opinião se formaram desde o princípio para com a minha pessoa: a dos que me
exaltavam e a dos que me combatiam. Pouco a pouco, o círculo dos que me
conheciam e escutavam minha palavra, ia aumentando. Com isto aumentavam as
simpatias e a consideração, por um lado; os ciúmes, a inveja e a murmuração,
por outro.
Minha obra era santa,
pois era a obra do Pai, era de amor e não de ódios; podiam talvez os
dominadores da Judéia duvidar de meus propósitos, que algumas vezes chegaram a
ter as aparências de um nacionalismo perigoso para o dominador estrangeiro. Mas,
na realidade, minha alma era completamente alheia a todo o espírito de
violência, a toda a idéia de revolta armada. Minha idéia comportava um
propósito, esse propósito era o bem e a finalidade era o Pai, fonte de todo o
bem, aspiração suprema do verdadeiro espírito de verdade, não Espírito de
Verdade, como pretenderam personificá-lo depois; e ainda quando a princípio, levado
pelo espírito ardente do meu sentimentalismo avassalador, comprometi os
elevados propósitos de minha missão com manifestações abertamente hostis para
com os opressores do povo, que gemia e clamava a Deus por justiça, foi sempre o
amor o móvel de minhas palavras e jamais houve, detrás delas, idéias de sangue
e de represálias.
Compreendiam meus
verdadeiros propósitos os que me seguiam? Sim, com certeza, pois eram
desprotegidos do poder e da fortuna, gente simples, que via fechadas na Terra
todas as vias de suas aspirações e que se precipitavam ansiosos para os
esplendores do porvir, cujas portas, em nome do Pai, eu lhes abria de par em par.
Mas, se compreendiam meus propósitos, longe estavam da elevação requerida por
eles, porquanto a ambição do bem, mais que o próprio bem, inspirava seus
propósitos de seguirem-me, pois que buscavam grandeza antes para si mesmos que
para os fins que o Pai me enviara a propiciar sobre a Terra; buscavam para si o
que deviam buscar para os outros; suas aspirações eram grandes, porém essa
grandeza não comportava a idéia do Pai, senão a dos homens, e levava em si os
germes de sua própria destruição, disto foi prova a desgraçada traição de meu
querido Judas. A traição de Judas filha foi dos ciúmes como já vos disse, de
nenhum modo do amor ao dinheiro; esses ciúmes vieram comprovar os germes de destruição
que vos digo e que já outras vezes se demonstraram, dando motivos a pequenas
dissensões que chegaram a dividir entre si, ainda que por pouco tempo, a meus
amantíssimos discípulos.
A compreensão, pois,
dos que me ouviam e seguiam, pouco se elevava do nível geral do sentimento dos
homens da época, e é assim que o espírito de minha doutrina melhor frutificou
depois de minha morte, com a qual, com já vos disse, começou verdadeiramente o
mais importante de minha obra, tanto pela influência que ela exerceu, quanto
pela luz que derramou sobre meu espírito e sobre os meus discípulos, que outros
se sentiram desde esse momento. Filhos meus, irmãos meus, admiremos e adoremos
os desígnios de Deus, que de tudo e a todos os momentos fazem brotar o bem e o
amor, a harmonia e a luz, ainda quando tudo parece desfalecer e até a morte põe
seu selo, aterrador para vossos olhos, como que cortando toda a esperança e
matando toda a fé; é então, quando tudo rejuvenesce e se renova no Pai e pelo
Pai, que é, finalmente, o princípio e o termo de todas as cousas.
Nada morre, irmãos
meus, tudo ressurge dentre as mesmas aparências da morte, para a confirmação
mais acabada da vida e de seu aperfeiçoamento por sua aproximação paulatina
para Deus.
Para Deus, pois,
elevem-se constantemente vossos pensamentos e seja a oração, em todos os
momentos, o laço que a Ele vos una; mas deve ser a oração tal como já vos
disse: o que ama, já amando ora e o que ama sabe antes que tudo enxugar as
lágrimas dos seres amados; estes são vossos irmãos, os homens todos, todos os espíritos
do Universo.¹
¹ Este
elevado conceito da oração, estão longe de compreendê-lo tanto os rezadores de ofício
como os que combatem a oração com o ridículo argumento de ser ela inútil, porque
o que há de ser — dizem como os fatalistas turcos — há de ser, não valerão rogos
e mais rogos para desviar a rota dos acontecimentos. Não compreendem estes
senhores que a verdadeira oração é uma força poderosa, que por si mesma pode
determinar os fatos mais assombrosos. Eis, pois, que tais pessoas não
compreendem o espírito do cristianismo. Eles são os mesmos que confundem a
caridade com a esmola e a humildade com o servilismo.
Para poder distribuir esmolas basta
ter dinheiro, para ter caridade é preciso ser espírito evolucionado. Ninguém
foi tão pobre como Jesus e ninguém fez tanta caridade como Jesus. — Nota do Sr.
Rebaudi.
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