Passa já da hora o vosso despertar espiritual . . . Saiba que a tua verdadeira pátria é no mundo espiritual . . . Teu objetivo aqui é adquirir luzes e bênçãos para que possas iluminar teus caminhos quando deixares esta dimensão, ascender e não ficar em trevas neste mundo de ilusão . . .   Muita Paz Saúde Luz e Amor . . . meu irmão . . . minha irmã

sexta-feira, 13 de março de 2015

Capítulo XXIX - Livro: Elucidário – pelo espírito de Paulo de Tarso através do médium: Diamantino Coelho Fernandes. Nova modalidade educacional por meio da imagem – A simplificação do vestuário, uma inovação em estudo – Como atingir a longevidade - Mais vive quem melhor respira do que quem melhor se alimenta - Alimentação, respiração e higiene



Prepara-se no Alto para descer à Terra dentro de bem poucos anos, uma nova modalidade de educação para a juventude. Essa nova modalidade educacional destina-se a oferecer à juventude um maior volume de ensinamentos que os atuais, e por processo de mais rápida assimilação. A imagem será usada fundamentalmente, por meio da qual os ensinamentos serão absorvidos pelos olhos mediante os aspectos focalizados, acompanhados de referências e explicações faladas de modo a completar o ensinamento. Por este novo processo educacional será possível às novas gerações gravarem mais nitidamente as lições focalizadas, pela circunstância de que as imagens gravam-se mais facilmente na memória do que as palavras.

Por meio da imagem tanto os jovens como as crianças aprenderão muito mais rapidamente os ensinamentos projetados, cabendo aos professores a tarefa de explicar detalhes que forem considerados necessários. Haverá ainda a vantagem dos jovens e as crianças poderem adquirir os quadros de suas aulas e projetá-los em seus lares à vontade, de maneira a apreenderem de forma completa os ensinamentos relacionados com suas aulas. Este novo processo de ensino se estenderá a todos os ramos escolares e universitários, tal a facilidade que trará aos estudantes de todas as categorias.

Uma outra inovação que se estuda presentemente no Alto para ser igualmente implantada na Terra é referente à indumentária dos seres humanos. Também se ultimam estudos no sentido de simplificar o vestuário dos homens e mulheres no sentido de que uns e outras possam gozar de maior comodidade em suas atividades, tornando a indumentária em geral de confecção bastante simplificada, apenas adaptada às condições climatéricas das respectivas regiões. A inovação a ser trazida à Terra não constitui, aliás, nenhuma invenção recente, porque já existe pelo menos em mais dois planetas mais evoluídos do que a Terra. Apenas está sendo estudada a sua adaptação ao solo terreno e suas condições peculiares de ar e luz, em relação às necessidades do corpo humano. Acreditam as Forças Superiores que a inovação virá agradar bastante aos encarnados de ambos os sexos, como tem agradado nos planetas em que já está em uso desde séculos.

Dadas estas interessantes notícias aos meus estimados leitores, eu tratarei a seguir de outro assunto que eu considero do interesse de todos, que é o seguinte: - Sabido como é que a grande maioria dos seres humanos gostaria de prolongar sua existência na Terra até às proximidades do centenário, se possível, eu desejo transmitir aos meus leitores algumas instruções acerca de como isso se possa conseguir em perfeito estado de saúde, que é a base essencial de tudo. Assim, pois, começarei por dizer que a manutenção da saúde do corpo decorre principalmente destes três fatores: alimentação,  respiração e higiene.

Em matéria de alimentação há que ter em vista utilizar somente alimentos puros produzidos na terra, como os legumes, os feculosos e as frutas, em cuja extensa variedade encontram os seres humanos a sua melhor alimentação. Estes elementos provenientes da terra fornecem ao organismo humano todo o suprimento necessário de vitaminas e nitrogênio, recebido por eles através da chuva e do sereno. Uma alimentação baseada neste tipo alimentar só pode contribuir para a manutenção da saúde de todo o organismo humano. O uso de peixe uma a duas vezes por semana, se o houver, completará o suprimento de fosfatos ao organismo. Tudo isto, naturalmente se fará acompanhar das quantidades necessárias de pão de milho, de trigo, de centeio ou de cevada, segundo o paladar e possibilidades de cada ser humano.

Estou falando de um modo geral, sem a pretensão de formular qualquer espécie de dieta. Cito apenas os elementos considerados de maior teor alimentício. Afasto, por conseguinte, por absolutamente prejudicial à saúde e à longevidade do corpo o uso de qualquer espécie de carne, seja de que animal for, a qual só pode contribuir para o embotamento das aptidões intelectuais do Espírito, e por conseguinte da pessoa humana, com a agravante de reduzir sensivelmente o seu período de vida.

Falarei a seguir do que diz respeito à respiração como fator de longevidade. Devo iniciar dizendo-vos que uma boa respiração metodicamente praticada é capaz de proporcionar ao indivíduo um grande número de vantagens em toda a sua vida. A propósito citarei um conceito bastante divulgado na Terra, o qual afirma que mais vive quem melhor respira do que quem melhor se alimenta. E isto é muito certo. A respiração praticada metodicamente nas horas convenientes, tem a virtude de renovar completamente a carga de ar acumulado nos pulmões, não obstante o seu funcionamento normal durante as vinte e quatro horas do dia. Por isso é aconselhável a prática de um exercício respiratório durante uns três a cinco minutos duas vezes ao dia, ao levantar e ao deitar, isto feito calmamente de pé, rosto voltado para o ar livre, se possível, a fim de receber com a inspiração certa quantidade de prana para o organismo. Deixarei de oferecer aqui um método para o exercício respiratório por julgá-lo desnecessário, face à existência de numerosos deles nas livrarias ao alcance de todos. O que reputo essencial é que a inspiração se faça de maneira a encher ao máximo a capacidade pulmonar de cada um, o que contribui para ampliá-la naqueles que possuem pulmões de reduzida capacidade.

Uma capacidade pulmonar desenvolvida oferece entre outras muitas, a facilidade de subir escadas ou ladeiras sem cansaço, e também o mesmo na locomoção a pé. Outra vantagem do desenvolvimento da capacidade pulmonar, o que vale dizer capacidade respiratória, está no fornecimento de ar puro em abundância ao coração para alimentação e fortalecimento dos glóbulos vermelhos do sangue, os quais, sem esse fornecimento vital, irão decaindo, se enfraquecendo, cedendo lugar por fim aos glóbulos brancos, e com isto o enfraquecimento geral e até a enfermidade dos seres humanos.

Poderei afirmar finalmente em relação à utilidade da respiração praticada metodicamente de manhã e à noite, que um dos efeitos sensíveis por quem a praticar é a sua maior resistência às gripes e resfriados. Efetivamente, um indivíduo habituado aos exercícios respiratórios metódicos, resiste muito mais à ação dos germes da gripe e resfriados do que os demais. O que tudo somado a outras mais vantagens, resulta para o ser humano no prolongamento de sua existência terrena até aos limites de sua própria vontade. Tudo aconselha, por conseguinte, a adotar cada qual a sua prática deste exercício.

Falarei a seguir do terceiro ponto ou meio de conseguirdes todos vós a vossa longevidade no gozo de saúde e bem-estar físico. Falarei então da higiene no que se refere à saúde do corpo humano. Um método neste particular se faz aconselhável a todos os homens e mulheres, praticado este o quanto possível de acordo com as necessidades do organismo. Iniciarei mencionando a parte eliminatória como a mais importante de todas as funções orgânicas.

A eliminação residual do organismo é ainda mais importante para a saúde do corpo do que a própria alimentação. A eliminação deve ser processada rigorosamente todas as vinte e quatro horas, preferivelmente na parte da manhã, ao levantar. O organismo trabalhou a sua parte durante o dia e a noite, e por isso acumulou uma carga de resíduos que necessita de ser eliminada, embora o indivíduo não sinta essa necessidade. É que, terminada a função orgânica, os resíduos acumulados no intestino grosso entram em estado de fermentação com a produção de toxinas que se irradiam por todo o organismo, atingindo grandemente o sangue e o coração.

Por isto é que se torna necessária a eliminação ao amanhecer, descarregando assim o organismo das toxinas em princípio de irradiação. O efeito salutar invisível desta prática pode ser constatado na limpidez e maciez da pele das pessoas cuidadosas com a sua eliminação. Aquelas que disto se descuram e só se dispõem à eliminação tarde demais, apresentam - com raras exceções – uma pele menos límpida em conseqüência de terem os poros recebido a sua carga de toxinas para eliminar. Esta parte, por conseguinte, da higiene individual, deve merecer de todas as pessoas a maior atenção, tendo-se em vista que um organismo inteiramente descarregado de toxinas resiste muito mais do que os demais às mudanças de temperatura e às enfermidades.

Resta-me falar sobre outros aspectos da higiene corporal, todos bastante conhecidos dos meus estimados leitores. São eles o banho de limpeza geral muito necessário a todas as pessoas diariamente, mas sobretudo àqueles cujas atividades se processam em locais impregnados de pó ou detritos que facilmente se agregam ao corpo.

Esse banho de limpeza tem a virtude de desobstruir os poros para que eles possam continuar a sua função eliminatória do organismo, indispensável à manutenção da saúde do corpo. Direi ainda duas palavras sobre a conservação da saúde da boca, onde os dentes devem receber cuidados permanentes durante toda a vida por parte daqueles que os conservarem. Os dentes são em geral muito afetados pela maior ou menor quantidade de acidez produzida pelo metabolismo, estando por isso sujeitos a vários tipos de enfermidades, notadamente a cárie e a piorréia. Deve haver, pois, um cuidado constante com o estado dos dentes para evitar não só a sua perda, como também a irradiação no organismo de certos estados infecciosos bastante prejudiciais. Pessoas de dentes sãos ou convenientemente tratados estão isentas de vários tipos de enfermidades, uma das quais se apresenta em forma de reumatismo.

É sabido pelos estudiosos do assunto que o reumatismo é produzido por focos infecciosos do organismo, algum deles possivelmente localizados nos dentes.

Concluindo, desejo repetir o que disse em princípio sobre a longevidade. Estou repetindo apenas uma verdade sabida por quantos atingiram os oitenta, noventa e até cem anos, que os princípios aqui expostos podem conduzir os seres humanos a essa desejada meta.

Com uma alimentação constituída de alimentos puros, o organismo humano recebe todas as substâncias de que carece para a sua manutenção em plena forma com um desgaste insignificante de sua máquina. Está excluída, de maneira total, a alimentação constituída pela carne de qualquer animal, boi, carneiro ou porco, esta última então a mais prejudicial de todas, pelos elementos deletérios que contém. Podem ser usados entretanto os produtos de origem animal como o leite, o queijo, a manteiga, cuja passagem pelo organismo quase ou nenhum mal lhe causam.

O álcool e o fumo, conforme referi em outro capítulo, devem ser totalmente eliminados, ou, quando isso se torne de todo impossível, usados em escala mínima.

Se, por conseguinte, ao lado de uma alimentação constituída de alimentos puros em que é rico o solo terreno, decidirdes adotar os outros métodos especificados, e se, além disso, vos empenhardes em eliminar todos os pensamentos e atos que a vosso próprio juízo considerardes menos dignos para a pessoa humana, então, meus queridos irmãos, podeis estar certos de varardes mais de um século de vida terrena se isto vos causar algum prazer. Experimentai e vereis todo o acerto das minhas palavras.