Muitos começavam a
ser já os que se intitulavam discípulos do NAZARENO e depois nazarenos se
chamou aos partidários de suas doutrinas. Mas diferente cousa eram os que apóstolos
se chamaram mais tarde, sendo destes, como já vos disse, Cefas e Simão, os dois
primeiros; Tiago e João seguiram a estes, os quais em pescar ocupavam-se
também, sendo pescador com eles seu pai Zebedeu, de quem a mulher tão cheia era
de dons espirituais que teve a visão clara em seu coração do que tinha vindo
restabelecer o Filho de Deus sobre a Terra.
Os apóstolos,
escolhidos dentre os discípulos mais dispostos a abraçar a nova causa, vinham
formar ao redor de Jesus uma nova família humana em que os laços efêmeros da
carne substituídos se viam pelos mais sólidos e duradouros da fé e do amor. É
por isso que dito foi (na ocasião em que a mãe e irmãos de Jesus foram
procurá-lo entre os que o escutavam) “que a mãe, os irmãos, a família de
Jesus eram aqueles que sua palavra ouviam e seguiam”. Assim, queria dizer
que as relações e os elos da fé e da verdade que de Deus vêm e do amor
verdadeiro que é no Universo o mais puro, resultam muito superiores às uniões
tão somente filhas da carne.
Longe vos encontrais
ainda, vós mesmos, de compreender todo o alcance destas palavras; porém,
deveríeis ao menos compreender que nos laços de natureza espiritual vos elevais
como espíritos acima da matéria, enquanto que nos laços de outro modo materiais
(quando a carne só forma a família) ficais deprimidos como espíritos que vêm
constituir a família sob a influência das atrações do organismo, e sob o mesmo
regime de dependências que distinguimos nos animais.
Minhas distantes
viagens deram ainda maior proporção ao desprendimento da família, que o devia
necessariamente sobrepujar o sentimento do amor filial e do amor fraterno.
Também era então a
cidade de Tiro de muita e grande religião em seu culto e em sua
filosofia, maior nomeada sendo já que Sidon nestas cousas e também em suas permutas
de comércio e movimento de fabricação, que também em quantidade e diversidade
se faziam para conduzir em embarcações aos mais distantes povos do outro lado
do mar. Mestres não poucos eram que ensinavam doutrinas muitas vezes curiosas;
outras vezes muito aproximadas do certo; mas a adoração do Pai, tal qual devia ser,
ou sequer o conhecimento de um só Deus, como nas terras da Judéia persuadido
era, não chegou aos meus ouvidos enquanto vivi nessas terras. De muitos deuses
maior era a voz pública e com relação também a muitos deuses eram os
ensinamentos dos públicos predicadores; um, entretanto, era em honrarias e
louvores superior aos outros
apresentado, sendo também voz geral o quanto pelo poder e
dignidade mais elevada consideração lhe era devida.
Este o deus maior em
toda a nação parecia ser. O nome pelo qual o hei de designar, não
o encontro no cérebro humano que serve de instrumento para
minha nova manifestação entre vós. Nesses tempos cada cidade tinha seus deuses,
da mesma maneira seu rei muitas tinham,
formando governos distintos dos que noutras cidades governavam. Mas aos deuses
principais eram tributados honras e oferendas em muitos lugares ao mesmo tempo,
e ao deus principal de toda a
região, seu maior templo, grande em verdade e ricamente
ornamentado, em Tiro levantado era, e grandes cultos, continuadas honras,
sacrifícios numerosos e grandiosas festas eram-lhe consagradas. Isto também,
movimento e importância acrescentava à dita cidade. Mas, como já disse, ruído e
aparência era, mais que outra
cousa, a religião de quase toda a gente e a filosofia baseada se via em
princípios vagos, confusos e muito contraditórios de um mestre para com outro
mestre. Muitos afirmavam não existir sequer a alma, outros que de animais e homens
e de homens e animais, as almas tinham nascimento, segundo o merecido em cada
vida vivida entre os homens.
Reuniões havia também
de certos sacerdotes do Grande Templo, que designado era “O
Templo”, onde doutrinas superiores ensinadas eram, segundo as vozes
correntes, mas muito se guardou o ensinamento com referência aos conhecimentos
profanos. Do que se dizia reservado para eles, era que havia um só Deus, porém,
três entidades distintas o formavam; não pareciam três pessoas como dito foi mais
tarde, e em verdade, o próprio Deus e as entidades direis vós também que
pareciam melhor figuras alegóricas ou símbolos que pessoas.
Meu espírito, de
antemão preparado já que missão de tanta transcendência do Pai trazia, nada a
minha observação descuidava, de tudo tomando
argumentos para meus ensinamentos mais tarde entre meus discípulos
que muitos eram, ainda que nunca os mesmos, nessa querida cidade, de onde tão
agradáveis lembranças levou. Até das
púrpuras, de que tanta fabricação se fazia e tanto comércio para o outro lado
do mar, tirava eu argumento, assim como de outros artigos para o luxo e vaidade
destinados.
Demonstrava-lhes quão
pobre cousa é o apego que por esses meios se forma com a vida terrestre, a qual
nada representa para o espírito, sim somente,
quanto às obras dirigidas em sentido contrário, isto é, pela humildade e pela
caridade. Minhas demonstrações chegavam a ser enérgicas e ardentes quando me detinha na observação
de tanta imoralidade e de tão asquerosas chagas sociais como as que ocultavam
essas púrpuras, esse ouro, pedrarias e todos os
reluzentes atavios, feitos para simular o brilho que jamais brotara do
antro escuro das asquerosidades humanas.
Na mesma cidade de
Tiro, alcunhada da religião, a vida, apesar do caráter benévolo de
seus habitantes, era na sua generalidade licenciosa, se bem que Cidade Santa,
como Jerusalém, na Judéia, era tida nessa nação
opulenta. Havia contudo menos corrupção na gente média, e ao
povo laborioso principalmente não faltava sentimento de moralidade, mas
distinguiam-se principalmente pela simplicidade e
afetuosidade de suas maneiras, assim como por sua hospitalidade, com o
que feliz me havia sentido durante todo o tempo que durou minha estada entre
eles. A atenção afetuosa com que escutavam a palavra do estrangeiro e a singela
espontaneidade com que em grande número se reuniam a meu derredor, davam-me confiança
para minhas manifestações.
Assim, dolorosa
tornou-se depois a separação do centro de adeptos que eu tinha formado aí. Mas
há de convir-se, se bem não poucos quiseram seguir a Jesus para as terras de
sua origem, que não era desse povo de onde poderia tirar os trabalhadores para
a grande empresa de que se encarregara o Messias, que só tinha ido para essas
regiões para melhor preparar, longe dos que muito de perto o haviam conhecido,
o plano que deveria depois desenvolver nas povoações da Judéia e em Jerusalém
principalmente, formando ela o objetivo final e verdadeiro de meu apostolado.
Segui-me, pois, para
as povoações da Judéia, deixando de lado minha peregrinação pelas terras
distantes dela, que não poucas foram na realidade as povoações, grandes e
pequenas, que percorri nesta minha longa peregrinação; o essencial de minha obra
e suas finalidades, repito-vos, que na Judéia encontrar-se deviam, pois era a
região em que principalmente honrada era a causa religiosa e seus profetas;
somente que tudo havia de ser em seu tempo. Assim também em seu tempo volto
agora para restabelecer as cousas tal como elas foram ditas, as ditas; negar as
não ditas; explicar as mal compreendidas e recordar as esquecidas.
Como dito está,
Cefas,¹ Simão,² Tiago e João
primeiros foram, dentre os que minhas palavras escutaram, em receber o nome de
apóstolos, passando a participar das intimidades da vida de Jesus, formando com
ele uma verdadeira família. Pouco a pouco aumentando foi a família com novos
apóstolos até chegar ao número de doze que eram, como sabeis, além dos
referidos, Mateus, Tomé, Tadeu, Judas, Bartolomeu, Filipe, Alfeu³ e Simão de Cananéia.
Eles, mais que
ninguém, de perto e continuamente ouviam minha palavra. Nunca o ensinamento se
interrompia, porque todas as cousas e todos os acontecimentos do dia motivo
eram de observação para que resplandecessem perante eles as verdades do Senhor.
A vida diária é
grande livro para o estudo de Deus, a observação do povo, grande o é também e o
exame da Natureza ainda é maior que eles. Assim, portanto, sem repouso, mas com
variedade e amenidade, contínua era a instrução para meus discípulos, de
maneira que breve lhes pudesse outorgar poderes para o ensinamento como
recebido eu o havia do Pai.
Ide, lhes dizia, e
tende primeiramente fé, oração fazei-a também antes de toda a obra e com o
pensamento em Deus descerrai vossos lábios em seu nome, e sua graça convosco
estará. Falai com o calor que dá a convicção e a fé e vereis repetir-se com vós
outros o que em volta de mim acontece, pois vos escutarão, vos seguirão e em grande
honra também vos terão. Sede, não obstante, prudentes, porque a maldade e a
inveja depressa levantarão contraditores contra vós e se fará maior a inimizade
dos que não andam pelo caminho do Senhor contra quem encarregado vem para encaminhar por essa
senda os homens.
Assim lhes dava
encargo a três juntos, e mais a miúdo a dois, para que ensinassem a nova doutrina
aos que no campo ou em seus pequenos povoados moravam.
Antes da partida,
recordava-lhes os pontos mais essenciais de meus ensinamentos e aconselhava-os
quanto me era possível para que bem cumprissem o que encarregado lhes havia.
¹ Cefas é o apóstolo
Pedro.
² André, irmão de
Pedro.
³ Alfeu é Tiago, filho
de Alfeu.
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